quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

o festival

De volta ao samba, sem nunca ter saído dele...
  Quero falar do Exposamba! Para quem não sabe, foi um festival de samba do G1, portal da Globo e reuniu concorrentes do Brasil todo. Acabou ontem! E  músicos da baixada como o amigo Paulinho Ribeiro e Arizinho Sete Cordas ficaram em terceiro lugar, muito chique, com a música Motim, interpretada por Didi Gomes. Foram mil inscritos!!! Várias eliminatórias, apresentações e esta foi uma das maiores experiências da minha vida musical! Foi tudo meio corrido, descobrimos o festival, tínhamos que gravar rapidamente para enviar um vídeo. 
  Minha mãe gravou uma música dela "Como é que pode? " muito, muito boa, outra em parceria com o Edirley Fernandes, linda, gostosa de ouvir: "Conselho ao pé do ouvido" e eu também gravei uma, do meu vasto repertório de composições = 3 rsrsrsrs. 
  Cara de pau eu, heim? Quando imaginaria colocar uma música em um festival? Mas estou naquela fase pós escafandristas, que não tenho muito a perder, então que mal tinha.... coloquei a minha "Clareou" e pronto! E bora pra São Paulo participar das eliminatórias!!
  Rafa e minha mãe não deram muita sorte, foram as primeiras a se apresentar, mas não classificaram!!! Falta de sorte, meeeesmo, pois a música tinha tudo para estar na final. Da segunda vez foi a música do Edirley com minha mãe. Fomos eu, Rogério e Elenira pra São Paulo, foi tão divertido! Conhecemos um montão de gente, trocamos cds, cantamos nos intervalos, nos apresentamos e classificamos!! Que orgulho poder subir no palco, acreditem -  sem estar nervosa e apresentar uma música linda, de dois sambistas que admiro muito e ainda por cima sair classificada!!! Foi muito chique!! 
  Depois foi a minha, mais uma vez subimos a serra, GPS do Fábio (marido de Rafa) para a gente não se perder em Sampa e  vamos que vamos!! Na hora de ensaiar não nos saímos muito bem pois os músicos , mesmo com partitura e cifras, não conseguiram tocar a música.       A maioria das músicas daquela eliminatória não era muito boa, sinceridade! Foi quando subiu ao palco um intérprete, chamado Chamom,  da  música "Ingratidão Danada" de autoria de Mario Lago Filho, que lindo samba!! Eram apenas duas vagas, e já tinha certeza que uma era dele! Mas eu, bem no clima de novata, achei o samba tão lindo, que nem me preocupei com a vaga. Só tive o prazer de falar pra ele que a vaga era dele, que o samba era muito lindo. Estar participando daquele momento era tão bacana!!! 
  Depois subiu uma moça para interpretar um samba chamado "Quase" , que não me lembro nem o nome dela nem o do autor, mas também era lindo aquele samba do Pará!! Gostosooo de ouvir. Bom, nessas as duas vagas não existiam mais....e foi o que aconteceu mesmo! Mas achei aquilo tudo tão justo e proveitoso que só voltei para Santos derrubada pelo cansaço mesmo. 
  Próxima eliminatória do samba do Edirley com minha mãe!! Desta vez subimos eu, minha mãe e Rafa, ah! e o GPS, claro?!! Que não nos serviu de muita coisa pois Elenira, o GPS humano mais teimoso de todos, resolveu mudar a rota e tornar nosso caminho bem mais  longo....
Desta vez a eliminatória seria no HSBC, com banda, orquestra, iluminação, ótima aparelhagem de som, show de Beth Carvalho!. Tava chique gente! Imagina a cena?! Minha mãe, boba nem nada, levou seu próprio coro - Eu e Rafa, mas o bendito do maestro não queria,  queria o coro dele, mas o coro dele não sabia nem a música, então subimos eu e Rafa no palcão. Bom, também aproveitamos bastante, nos divertimos, como sempre, mas algumas coisas bem estranhas aconteceram naquela noite....
  Classificariam oito! E ali não tinham sete músicas melhores que a nossa, nem contando com os gostos mais duvidosos! Não tinha gente, juro! E não classificamos! 
  Para compositores do nível da minha mãe e do Edirley, achei tudo tão injusto...
  Mas, nem tudo funciona do jeito que a gente quer, voltamos desapontadas e meio revoltadas até!! A parte boa da história, foi que Laura praticamente ficou amiga íntima de Beth Carvalho, tirou foto e tudo! (que se a Rafaella conseguir passar da máquina pro computador eu prometo  postar! aham!) Batemos papo com o Sr. Noca da Portela, que estava lá concorrendo com um samba bonito e ele ainda elogiou o nosso! Muita gente elogiou o nosso!
  Bom, fim de festival pra gente! Mas pros outros ainda estaria valendo e sabe quem foi o grande vencedor do prêmio? Mario Lago Filho, com a música "Ingratidão danada", interpretada por Chamom. Que se tiverem oportunidade, gostaria que ouvissem, se conseguir postar o link dela, prometo colocar. Tô prometendo pra caramba! Mas é que queria mesmo compartilhar com vocês... 

dívida: Foto de Laura com Beth (viu Rafa?)
            link de Ingratidão Danada


link da música: OK!
http://g1.globo.com/mostra-sao-paulo-exposamba/videos/t/geral/v/mario-lago-filho/1808096/

foto de Laura e Beth Carvalho: OK!



Nenhum comentário:

Postar um comentário